quinta-feira, 29 de março de 2012

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CÃES!!


  • Alimentação 
Até o desmame, a alimentação do filhote deve ser o leite materno. A época de desmame ideal é por volta da sexta semana de vida. A partir do desmame, deve ser oferecido o alimento sólido, na forma de ração. As ração devem ser escolhidas de acordo com a idade do animal e sua atividade física. preferencialmente, que a ração seja de marca conhecida e de confiança. Deve-se obedecer as recomendações do fabricante quanto ás quantidades a oferecer e o modo de prepará-la. Jamais dê para seu cãozinho ração de gatos e/ou vice versa, pois elas possuem diferentes valores nutricionais. Determine os horários em que a alimentação será administrada e siga este horário diariamente.
  • ·       Banho
È muito importante banhar seu animal para livrá-lo de parasitas externos, retirando assim todas as sujeiras. O banho deve ser dado preferencialmente nos horários mais quentes do dia, utilizando xampus específicos para cães, água morna quando estiver frio e água natural se estiver calor. Após finalizado o banho, o cão deve ser bem enxugado. Em filhotes, o primeiro banho deve ser feito a partir da quinta semana de vida. Os banhos podem ser dados a cada 15 dias (no máximo uma vez por semana). È recomendada a proteção dos ouvidos com um “chumaço” de algodão para evitar a entrada de água. As orelhas devem ser limpas com algodão seco ou embebido em óleo mineral ( de uso infantil) somente com algodão ou gaze. Jamais introduza cotonetes no ouvido de seu cãozinho. Para limpezas mais profundas, o animal deverá ser levado a um veterinário.
  • ·         Vermifugação
Antes da cobertura de cadelas, recomenta-se a realização de exames de fezes e vermifugação sob orientação de um Médico Veterinário. Alguns parasitas, como a tênia Dipillidium caninum  não são facilmente detectados no exame de fezes, sendo mais provável que o dono observe nas fezes alguns pontos parecidos com grão de arroz. Os exames de fezes devem ser realizados a cada 6 meses no primeiro ano de  vida do animal. Pode ser necessário que neste período seu cão precise ser vermifugado  mensalmente. O ideal é a vermifugação entre a 4ª e 6ª semana de vida. As fezes dever ser recolhidas e jogadas fora o mais rápido possível. Em um animal adulto a vermifugação pode ser feita a cada 5  ou 6 meses.
  • ·         Vacinação
Assim que você adquirir um cãozinho, convém leva-lo ao Médico Veterinário de sua confiança para uma avaliação geral. As vacinas básicas são contra as doenças: Cinomose, Hepatite Infecciosa, Leptospirose, Parainfluenza, Coronavirose e Parvovirose. Pode ser feito o seguinte esquema de vacinação (vacina óctupla V8 ou déctupla importada V10):
1ª dose: animal com 45 dias de vida;
2ª dose: +3 semanas após a última aplicação;
3ª dose: + 3 semanas após a última aplicação.
Após a 3ª dose da V8 ou V10, deverá ser feita uma dose da vacina Anti-Rábica (após o 4ª mês de vida). A dose de reforço da V8 ou V10 e anti-rábica  devem ser feitas anualmente. Enquanto seu animalzinho não estiver com as vacinas em dia, evite que ele sai de casa ou tenha contato com animais estranhos. Ele só estará com a imunização completa das vacinas após 15 dias da ultima dose.
  • ·         Gerais
Seu animalzinho também sente frio, fome, desconforto, abandono solidão, dor, ele também tem sentimentos, apenas não sabe falar!
Existem necessidades básicas que devem ser supridas, com um lugar adequado para dormir, onde estará protegido do sol, vento, frio ou chuva; água fresca durante todo o dia; comida em quantidade suficiente; cuidados com Médicos Veterinários periodicamente; cuidados de higiene e controle de parasitas; espaço para brincar (nunca mantê-lo preso em correntes); banho de sol e muito carinho e afeto do dono. É preciso estar ciente que, ao adquirir um animal, você está assumindo responsabilidade com ele. Você terá que ter tempo e paciência para se dedicar as necessidades básicas de seu cão, a sua educação, saúde e higiene. E preciso estar ciente ainda que, criar um bichinho de estimação envolverá gastos financeiros. Por isso somente adquirir um animalzinho se tiver certeza que será capaz de zelar pelo seu bem estar. 





SEMPRE QUE NOTAR ALGUMA ALTERAÇÃO NO COMPORTAMENTO OU NA SAÚDE DE SEU ANIMAL, PROCURE OU TELEFONE PARA SEU MÉDICO VETERINÁRIO DE CONFIANÇA: QUANTO MAIS CEDO SE COMEÇA A TRATAR UMA DOENÇA, MAIORES SÃO AS CHANCES DE CURA SEU ANIMAL TERÁ.